Páginas

terça-feira, 8 de junho de 2010

Pontas duplas


Como sempre que estou no cultivo do ócio, tenho a mania de ficar "exterminando" as pontas duplas do meu cabelo!! Sei que isso é errado.. mais o que posso fazer, é mais forte do que eu!
Mais hoje, quando peguei-me nessa mania, resolvi pesquisar sobre o assunto!!

Como tenho cabelos longos, descobre que eles costumam apresentar alguns problemas como: fios ressecados e pontas fragilizadas e que pode se dividir em duas ou mais vezes, pois existe até ponta quíntupla. Esse é meu caso, não são apenas pontas duplas simples.. há pontas duplas nas pontas duplas!!

O que leva o cabelo a ficar desse jeito é a falta de hidratação e o desgaste da fibra capilar. Dando ao cabelo um aspecto ressecado, áspero e com pontas duplas.

O fio capilar
é dividido em três partes: a medula, que se localiza no interior e distribui minerais e nutrientes; o córtex, que se localiza no meio, trazendo força e elasticidade; e a cutícula, a camada externa, composta de escamas que vão se sobrepondo.
Quando o cabelo está saudável, essas três camadas são unidas e seladas através da proteína ceramida e da gordura natural dos fios. Sem elas, as escamas se abrem, deixando a estrutura interna exposta e fraca. Com isso, os fios ficam sensíveis e podem começar a abrir no sentido do comprimento.

Quando o cabelo não é cuidado, o desgaste natural dos fios, a poluição, o ar seco, o sol, o vento, o calor, o sal, o abuso de tratamentos químicos e descolorantes, a utilização do secador e da chapinha contribuem bastante para o desgaste dos fios, resultando em pontas duplas, devido à falta de saúde dos fios. Claro que eu faço tratamentos químicos, quem que nessa vida corrida não gostaria de apenas lavar o cabelo e ele secar lindo.. no decorrer do dia, sem a necessidade de secador e chapinha?

tratamento e cuidado especial ao seu cabelo, hidrate os fios toda semana em casa e a cada quinze dias no salão, repare também as pontas de três em três meses, no máximo.
Visto que os cabelos sofrem o efeito do envelhecimento e do desgaste natural, o corte freqüente é necessário.

Não lave os cabelos com água muito quente, visto que pode irritar o couro cabeludo e também gerar feridas, além de deixar os fios mais ressecados.
Proteja as pontas dos cabelos com leave-in hidratante e de preferência com FPS. Visto que o leave-in é um ótimo recurso contra o ressecamento das pontas.

Na hora de usar o secador mantenha uma distância de no mínimo 15 centímetros entre o secador e os fios e Não esqueça de passar um protetor nos fios antes de secá-los.
Sempre comece a pentear os cabelos pelas pontas e depois vá subindo, use de preferência um pente de madeira.

Nunca prenda os cabelos quando eles estiverem úmidos ou molhados.

Para quem faz chapinha, descolore, faz escova progressiva, alisamento ou relaxamento, e tinge os fios, cuide melhor deles. Utilize produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.

O tratamento para as pontas duplas é o corte dos cabelos. É por isso que eu tenho tantas pontas duplas... o dó que eu tenho de cortar bem o cabelo... para tirar essas pestes... mais ta tão comprido.. e depois demora tanto para ficar asssim novamente!! Sou humana né, e fútil!

Os reparadores de pontas não selam escamas novamente, eles apenas selam até a próxima lavagem do cabelo. Mais já da uma ajudada!

A boa alimentação pode também contribuir para a saúde e o “não-ressecamento” dos fios.
Vamos comer muita cenoura, li que cenoura é boa para o cabelo também... dentre outros alimentos bons também!

Um comentário:

Andreia *-* disse...

Cuidei do meu cabelo no fds passado, e como cortesia ainda ganhei uma massagem chinesa, um luxo ;-)

Postar um comentário