Páginas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dia dos Namorados



Eu sei, faz 2 dias que essa data passou, porém, como era dia de ficar ele todinhuu com o namoradinhu, ser bem amadinha e querida!
Mais como prometido para minha amiga do CORE, vou escrever algo sobre o Dia dos Namorados!!!
Como atualmente nada se cria, tudo se copia, e para escrever não precisa mais ter diploma de jornalismo, eu, simples bacharel em Sistemas de Informação, atual aluna do mestrado de Engenharia do Conhecimento da UFSC, vou aqui, no discorrer do texto, organizar as informações adquiridas nos sites da vida fornecidos pelo Google.
Onde que surgiu o dia dos namorados??? Há várias teorias, começamos pela mais antiga... com origem em um festejo romano: a Lupercália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo. Credo, sorteio para namorar alguém durante um ano todo!?!?!
Outra teoria diz que o dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine’s Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimonio e continuou a promover casamentos. Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro. Histórias de Amor, o seu início!
Outra é o feriado romântico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bíblicos, o 15º dia do mês hebreu de Av tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afeto. Em Israel, tornou-se o feriado das flores, porque neste dia é costume dar flores de presente a quem se ama. Previamente, era permitido às pessoas só se casar com pessoas da sua própria tribo. De certo modo, era um pouco semelhante ao velho sistema de castas na Índia. O 15 de Av se tornou o Feriado de Amor, um feriado judeu reconhecido durante os dias do Segundo Templo. Em tempos bíblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras. Hoje em dia, em Israel, é costume enviar flores a quem se ama ou para os parentes mais íntimos. A significação e a importância do feriado aumentaram em anos recentes. Canções românticas são tocadas no rádio e festas 'Feriado do Amor' são celebrados à noite, em todo o país. (Jane Bichmacher de Glasman, autora do livro "À Luz da Menorá").
Já no Brasil a história é outra, a origem da data é menos romântica. Alguns a atribuem a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor". A intenção de Dória era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos. É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época em que o comércio de presentes não fica tão intenso. A ideia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Aqui o original.

Alguns estagios do namoro: (Cala a boa Pianges)

Estágio “Amizade Colorida” - Nenhum dos dois sabe se está namorando. Ele diz pros amigos que não, mas acha que sim. Ela diz pras amigas que sim, mas acha que não.
Estágio “Escapadinha” - A qualquer hora do dia os dois dão um jeito de se encontrar. No começo deste estágio, o cara mata a aula de inglês pra ficar com a garota. No deplorável final desse estágio, o cara já está matando o futebol de quarta-feira pra ficar com a garota.
Estágio “De mão dada” - Ela não aceita o futebol de quarta-feira. Ao invés disso, inscreveu vocês dois em uma aula de Pilates, “pra melhorar a postura”. Nenhum dos seus amigos presta. Está implícito que no sábado a noite vocês TEM que sair juntos.
Estágio “Namorido” - Vocês estão morando juntos. Você tem que conhecer os namorados das amigas dela. Você acha os namorados das amigas dela muito gays. Ela te chama de “namorido” sabendo que você não quer casar no momento. Vergonha dela.
Estágio “Li esse texto e resolvi ser solteiro” - Ah, o doce suspiro da solteirice novamente. Você e seus amigos bebendo, olhando as menininhas passando na rua, marcando encontros até com a caixa do supermercado. De vez em quando tem surpresas pela manhã, os amigos resolveram todos namorar, você está sábado a noite sozinho vendo Supercine, decide que a ex-namorada era a mulher da sua vida.
Estágio “Homem Rastejante” - Você faz um outdoor escrito “Volta, Carolina”. Você manda 37 sms por semana pra menina e garante que não vai cometer os mesmos erros. Você perde o respeito dela, dos amigos e da família. Ela já tem uma amizade colorida com um garoto da academia.

E ontem, domingo, dia 13 de Junho, foi o dia de Santo Antônio, orações aqui dia de moças que estão solteiras fazer simpatias para arrumas um "bom partido" como diria o povo antigo. Dia de deixar o pobre santo de cabeça para baixo e tals.. "tá ligado" e só desvirar ele.. quando a cabeça de bagre que colou-o nessa posição achar alguém que a peça em namoro!
Porque tantas pessoas, principalmente as mulheres tem medo de ficar sozinhas para o resto da vida? Onde que esta escrito que todas tem que casar, ter filhos ranhentos e serem felizes! Existe felicidade sem isso, basta saber ser feliz, aproveitar a vida como ela se apresenta todos os dias para você!
Tenho namorado sim, mais ele não é a minha felicidade, ele apenas a complementa. Não estamos sempre juntos, eu moro em uma cidade e ele em outra, mais quando a confiança, respeito e amor... as coisas fluem e podemos ser felizes sim... mesmo com aproximadamente 400 km de distância e se vendo apenas nos finais de semana, pois acreditem ou não, a distância aproxima as pessoas!! E tenho dito!!







Um comentário:

Andreia *-* disse...

Ieeee pedido atendido, o meu dia 12 foi mais que especial, que bom que o teu tbém...
BJK te cuida nega

Postar um comentário