Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

É Copa do Mundo amigo!!!

Copiando frase do noss querido amigo L. Potter do PB, e sendo hoje a estreia do Brasil na Copa do Mundo 2010, como boa brasileira e aficionada por futebol, resolvi perquisar um pouco sobre a tal bola, que asustou algumas seleções e tals...

Jabulani, para a fifa.com

Em honra ao número 11
A Jabulani, que significa "comemorar" no idioma zulu, é a 11ª edição das bolas adidas para a Copa do Mundo da FIFA. As 11 cores da Jabulani são uma homenagem ao futebol e ao país da primeira Copa do Mundo da FIFA realizada no continente africano.As 11 cores da Jabulani representam os jogadores de uma equipe, cada uma das línguas oficiais da África do Sul e cada uma das comunidades sul-africanas que receberão o mundo para a primeira Copa do Mundo da FIFA no continente.
O design da bola celebra duas importantes características do país-sede: a diversidade e a harmonia. Esses são os dois princípios que tornam a África do Sul uma nação tão pitoresca e acolhedora, a perfeita anfitriã para um evento tão importante.

Ranhuras de aderência
A Jabulani introduziu importantes avanços em termos de tecnologia. Ao passar as mãos pela bola, a primeira coisa que chama a atenção é a textura com ranhuras de aderência que asseguram um domínio completo, uma trajetória estável no ar e uma aderência perfeita em qualquer condição.As ranhuras de aderência em círculos contornam toda a superfície da bola, possibilitando a aerodinâmica ideal. Além disso, as ranhuras integradas garantem uma trajetória sem igual, fazendo desta a bola adidas mais estável e precisa de todos os tempos.

Costura reduzida, perfeição máxima
Ao contrário dos moldes anteriores das bolas de futebol adidas, constituídas por gomos planos, a Jabulani é formada por oito gomos em 3D unidos termicamente e, pela primeira vez na história, os gomos foram moldados esfericamente para dar à bola um formato perfeitamente cilíndrico, o que garante uma precisão nunca antes alcançada."Seguindo uma rigorosa série de especificações da FIFA, criamos uma bola pequena e consistente, possibilitando o máximo de precisão, uma aderência perfeita e uma trajetória estável no ar", declarou Thomas Van Schaik, diretor de Relações Públicas Globais da adidas.Alguns dos melhores jogadores do mundo emitiram a mesma opinião de Thomas. "É uma bola muito poderosa e o chute sai com muita precisão", declarou Frank Lampard. No lado oposto de Lampard, o goleiro Peter Cech também ficou satisfeito. "Você consegue sentir a energia da bola vindo na sua direção, como um raio", destacou.

A história das bolas de futebol
A primeira bola adidas fabricada para uma Copa do Mundo da FIFA foi a Telstar, usada no México 1970. Desde então, a adidas tem se dedicado a impulsionar a tecnologia do futebol para o futuro, sempre inovando e nunca se contentando com o básico.Os 32 gomos de couro brancos e pretos separados que formavam a Telstar faziam dela a bola mais redonda da época. Oito anos mais tarde, a Tango, usada na Argentina 1978, foi tão futurística que serviu como modelo para as bolas das cinco edições seguintes da Copa do Mundo da FIFA. As edições de 2002 e 2006 do maior evento do futebol mundial também introduziram verdadeiras revoluções, mostrando a capacidade da adidas de se manter à frente do jogo, em compasso com o mundo em que vivemos, no qual a tecnologia se transforma mais rapidamente do que nunca.Desde a Telstar com os seus 32 gomos brancos e pretos até a obra-prima que é a Jabulani com os seus oito gomos sintéticos, a adidas manteve um padrão que está consonância com o seu slogan: "impossible is nothing."

Jogos do Brasil na primeira fase:

Brasil x Coreia do Norte - 15/06 - 15:30 - Johanesburgo
Brasil x Corta do Marfim - 20/06 - 15:30 - Johanesburgo
Portugal x Brasil - 25/06 - 11:00 - Durban

Passando por esses.... o resto é alegria!


Um comentário:

Andreia *-* disse...

Então o jogo foi morno e nem foi culpa da jabulani, mas to escrevendo mesmo porque esqueci de elogiar o novo visual no post anterior. Gostei mais desse ;-)

Postar um comentário