Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Algodão Doce

O algodão-doce é um daqueles alimentos que são tipicos da infância. Se você quer dar uma volta no tempo, é só aguardar alguém passando na rua, com aquelas buzinas chatas que lá esta! As nuvens de Açucar. Minha avó sempre dizia para escolher os mais claros, porque contém menos corante. Mas, o divertido é ficar com a cara colorida!
O algodão-doce nada mais é do que açúcar puro. Para deixar o açúcar "felpudo" daquele jeito você irá precisar de:
  • calor para derreter o açúcar e transformá-lo em líquido;
  • uma série de minúsculos orifícios por onde o açúcar líquido possa escorrer para formar filamentos;
  • um cilindro giratório que impulsiona o açúcar líquido para fora de modo que ele seja forçado através dos orifícios;
  • uma vasilhame para pegar os filamentos;
O aquecedor existente no cilindro derrete o açúcar transformando-o em líquido. Em seguida, a máquina de algodão-doce faz o cilindro girar forçando o açúcar líquido para fora através dos pequenos orifícios. No momento em que os tênues filamentos de açúcar entram em contato com o ar eles esfriam e se solidificam outra vez, formando assim uma teia de fios de açúcar no vasilhame da máquina. A teia pode ser facilmente recolhida com um cone de papel.
Se você misturar água com algodão-doce, ele se dissolve instantaneamente, então você pode ver que aquilo não passa de uma colher de sopa ou duas de açúcar dentro do saquinho. É impressionante o quanto se cobra por açúcar, ar e um pouco de corante! Na minha cidade da Serra, o valor dessa "dilicia" fica em torno de R$ 1,50 a R$ 2,00.
Mas, se você não ve o tio do algodão doce faz um tempo, e não terá em breve uma festa na sua cidade, e as bichas já estão tomando conta do seu ser! Eu tenho a solução! Neste endereço AQUI, temos a receita de uma máquina de algodão doce cazeira! Não é fantástico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário