Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Deus salve o E.V.A.

Nunca dei muita bola pra esse tal de EVA... não acho muita graça nos artesanatos feito com isso, nem nada! Mas após um final de semana, onde o EVA salvou o meu pé! Eu AMOOOO o ele.
Mas, o que é isso? EVA, é feito do que?
Aha! Isso, eu respondo!!!


A borracha EVA é uma mistura de alta tecnologia de Etil, Vinil e Acetato. Conhecido entre artesãos e artistas, como EVA, o Etil Vinil Acetato é aquela borracha não-tôxica que pode ser, e é, aplicada em diversas atividades artesanais. Este produto é um composto químico de diversos materiais, tais como:

- Resinas
- Agentes de Expansão
- Cargas
- Ativadores
- Auxiliares de processo
- Pigmentos
- Outros polímeros como borracha ou termoplásticos conforme o processo de produção que é submetido teremos EVA. com as mais diversas características. Como variação de dureza, densidade e abrasão.

Características do EVA
Caracteriza-se por ser:
Emborrachado
Atóxico
Lavável
Aderente
Resistente
Colorido

As placas de EVA, são de grande versatilidade, laminados em diversas cores, espessuras, durezas e densidades. Com o artesanato de EVA você pode criar lindas gravuras para decorar capas de livros e cadernos, e até quadros para decorar diversos ambientes. Para trabalhar com esse material emborrachado as ferramentas mais comuns são as tesouras, estiletes, colas e os que você inventar, mas não se deve esquecer que o importante é a criatividade e o acabamento das peças.

Mas, o mais importante que me fez mudar de opinião sobre isso foi uma dica do blog Plastic Fantastic, que trás uma dica de como as Melissas não machucarem os pés!!
Com essa idéia, usei em uma sapatilha que machucava a parte de tras do pé, bem ali no "Calcanhar de Aquiles"... Como isso deu certo, fiz uma nova experiência.... Todos, todos mesmo, os sapatos que eu compro ficam um pouquinho grandes.... que um número menor fica pequeno e o certo falta um pouco de pé! Falta de um número 35,5 faz! Então.. sempre gastei dinheiro comprando aquelas coisas... como meia palmilha, coisinhas de silicone para por no calcanhar... coisas do estilo! E agora com o EVA ficou muito, muito mais fácil e barato!!
É só comprar uma folha que de 5 reais sobra toco!, que ira render um monte, pois a folha é grande, corte uma tira, coloque dentro do calçado, cole, corte o que ficou para fora e pronto!!!! O calçadinho não escapa mais do pé!

Segue aqui a receita, com seu passo a passo que pode ser para qualquer calçado:



* Melissa que machuca horrores;
* Placa de EVA;
* Tesoura;
* Lápis;
* Super Bonder.

Passo 1: Os materiais necessários.
Passo 2: Recortar a placa de EVA no formato de um quadrado um pouco maior que o calcanhar da melissa (vide foto).
Passo 3: “Encaixar” a placa no sapato para tirar o molde.
Passo 4: Marcar com o lápis a parte da placa que “sobra” para fora do sapato.
Passo 5: Recortar a placa de acordo com a marcação (na foto, a placa já recortada).
Passo 6: Colocar a placa já moldada dentro do calçado e ir colando com o super bonder.
Passo 7: PRONTO! Só deixar secar e utilizar seu sapato agora sem dores! =)
Com o passar do tempo a placa de EVA pode ressecar, quando isso ocorrer… é só arrancá-la com bastante cuidado para não estragar a melissa e colocar outra por cima.


Agora é só ser feliz e não gastar dinheiro com coisas que nem sempre resolvem o problema!!!!!!

2 comentários:

ƒαвι (◕‿◕✿) disse...

Diaba como é q naum me contou antes, vou testar no meu lah, akele ditoooooooo, afinal tenho formatura amanhã mesmo ehehhe!!!

Guilherme disse...

Realmente o EVA salva nossa pele.

Acho que o melhor uso é para brinquedotecas e quartos infantis!!!

Postar um comentário