Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Terra Nova!!

ahahaha... não é sobre o novo seriado que tem um gostoso... No começo de dezembro foi anunciado a descoberta de um novo planta, o Kepler 22b.

 
A sonda Kepler, lançada em 2009 com o objetivo de encontrar planetas habitáveis, identificou o primeiro planeta com características similares à Terra girando em torno de uma estrela com tamanho parecido ao nosso sol, o anúncio foi feito dia 05/12 pela Agência Espacial dos Estados Unidos – NASA.

O planeta encontrado pela sonda Kepler, foi chamado de Kepler 22b, por estar em uma zona habitável, os cientistas acreditam que lá possa existir água liquida e atmosfera, essas condições são essenciais para a existência de vida, tal qual a conhecemos. O planeta é 2,4 vezes maior que a Terra e o movimento de translação em torno da sua estrela dura 290 dias terrestres.

O planeta Kepler 22b está a uma distância de 600 anos-luz da Terra, só para você ter uma ideia do que isso significa cada ano-luz, representa uma distância de aproximadamente 10 trilhões de quilômetros. Os cientistas ainda não sabem dizer se o planeta é rochoso, como a Terra ou gasoso, como Saturno e Júpiter.

Comparação entre o nosso Sistema Solar e o Sistema Kepler-22
A imagem abaixo apresenta uma comparação entre o Sistema Solar onde está a Terra e o Sistema Solar Kepler-22, onde se encontra o planeta Kepler-22b. A zona habitável é o ponto ideal em torno de uma estrela onde as temperaturas são ideais para a água existir em sua forma líquida e é exatamente nesse perímetro que se encontra o planeta. A água líquida é essencial para a vida na Terra e acredita-se que também seja em outros mundos alienígenas. A estrela Kepler-22 é um pouco menor do que o nosso Sol.

Na imagem,   mostra o planeta Kepler 22b, confortavelmente orbitando a estrela na zona habitável. A estrela Kepler 22 é um pouco menor que o nosso sol, por isso, a zona habitável onde se encontra o planeta Kepler 22b é ligeiramente menor que a zona habitável do nosso Sistema Solar:



Nenhum comentário:

Postar um comentário